Marketing & Cultura

A mistura fina que, quando dá certo, promove o trabalho de artistas e produtores culturais, leva público aos espeços de cultura, desenvolve a nossa mídia e dá às empresas algo mais que a propaganda sozinha não consegue: a simpatia do respeitável público.

Horário Inédito: Quintas às 16h
Horário Alternativo: Segundas às 10h

Foto do colaborador Alberto Kaplan. Foto do produtor e apresentador Marcondes Neto.

Produção e Apresentação: Marcondes Neto
Colaboração: Alberto Kaplan

Ouça os programas anteriores do Marketing & Cultura

Ouça os programas anteriores:

PROGRAMA 143 (21-01-2016)

 
Clique para ouvir

PROGRAMA 142 (19-11-2015)

 
Clique para ouvir

PROGRAMA 140 (22-10-2015)

 
Clique para ouvir

PROGRAMA 139 (15-10-2015)

 
Clique para ouvir

PROGRAMA 138 (01-10-2015)

 
Clique para ouvir

PROGRAMA 137 (24-09-2015)

M&C - PGM 137 - 24 E 28.09.2015 
Clique para ouvir

PROGRAMA 136 (17-09-2015)

Artes plásticas para todos os gostos e bolsos no Rio de Janeiro: exposição no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea – na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, e a feira ART RIO – na revitalizada zona portuária da cidade. Audição: Van Halen. 
Clique para ouvir

PROGRAMA 135 (20-07-2015)

M&C - PGM 135 - 20.07.15 
Clique para ouvir

PROGRAMA 134 (02-07-2015)

M&C - PGM 134 - 02 e 06.07.2015 
Clique para ouvir

PROGRAMA 133 (25-06-2015)

M&C - PGM 133 - 25 e 29.06 
Clique para ouvir

PROGRAMA 132 (21-05-2015)

M&C - PGM 132 - 21 e 25.05.2015
Clique para ouvir

PROGRAMA 131 (07-05-2015)

M&C - PGM 131 - 07 e 11.05.2015
Clique para ouvir

PROGRAMA 130 (30-04-2015)

M&C - PGM 130 - 30.04 e 04.05.2015.
Clique para ouvir

PROGRAMA 129 (16-04-2015)

M&C - PGM 129 - 16 e 27.04.2015.
Clique para ouvir

PROGRAMA 128 (09-04-2015)

M&C - PGM 128 - 09 e 13.04.2015.
Clique para ouvir

PROGRAMA 127 (26-03-2015)

M&C 127
Clique para ouvir

PROGRAMA 126 (11-12-2014)

Marketing & Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 124 (05-11-2014)

M&C - PGM 124 - 05 e 10.11.2014
Clique para ouvir

PROGRAMA 123 (30-10-2014)

MARKETING & CULTURA
Clique para ouvir

PROGRAMA 122 (09-10-2014)

M&C - PGM 122 - 09 e 13.10.2014.
Clique para ouvir

PROGRAMA 122 (09-10-2014)

M&C - PGM 122 - 09 e 13.10.2014.
Clique para ouvir

PROGRAMA 121 (02-10-2014)

M&C - PGM 121 - 02 e 06.10.2014.
Clique para ouvir

PROGRAMA 120 (25-09-2014)

M&C - PGM 120 - 25 e 29.09.2014
Clique para ouvir

PROGRAMA 119 (18-09-2014)

M&C - PGM 119 - 18 e 22.09.2014
Clique para ouvir

PROGRAMA 117 (04-09-2014)

M&C - PGM 117 - 04 e 08.09.2014
Clique para ouvir

PROGRAMA 116 (28-08-2014)

M&C - PGM 116 - 28.08 e 01.09.2014.
Clique para ouvir

PROGRAMA 115 (14-08-2014)

M&C - PGM 115 - 14 e 18.08.2014
Clique para ouvir

PROGRAMA 114 (07-08-2014)

PGM 114
Clique para ouvir

PROGRAMA 113 (31-07-2014)

PGM 113
Clique para ouvir

PROGRAMA 112 (05-06-2014)

Marcondes Neto fala sobre a crise na cultura às vésperas da Copa do Mundo. No quadro “Acentos Visuais”, Alberto Kaplan traz Oscar Niemeyer . Na vitrola: o grupo Joelho de Porco
Clique para ouvir

PROGRAMA 111 (29-05-2014)

Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 110 (22-05-2014)

Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 109 (15-05-2014)

Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 108 (08-05-2014)

Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 107 (07-04-2014)

Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 106 (27-03-2014)

Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 105 (20-03-2014)

As manifestações chegaram à arte e as críticas sobraram para as leis de incentivo fiscal e a discussão inacabada sobre as biografias não autorizadas. Na vitrola: George Benson, Barão Vermelho e Ernesto Nazareth
Clique para ouvir

PROGRAMA 104 (13-03-2014)

Marcondes Neto e Alberto Kaplan, comentam sobre a expansão das áreas educativas nos museus brasileiros. Na vitrola: Pearl Jam.
Clique para ouvir

PROGRAMA 103 (06-01-2014)

O programa repercute matérias recentes acerca da nossa temática. Em primeiro lugar, uma noticia sobre “os sem-patrocínio”. Depois, “a expansão da internet impõe novo modelo à mídia”. Alberto Kaplan aborda a crise da Rádio MEC em seu quadro “Acentos Visuais”. Na “vitrola”: Nirvana.
Clique para ouvir

PROGRAMA 102 (28-11-2013)

Uma conversa especial com Alberto Kaplan sobre as dez megatendências para as artes e a cultura contemporâneas, a partir de artigo recente do editor e curador Leonel Kaz. Na “vitrola”: Steve Winwood.
Clique para ouvir

PROGRAMA 101 (21-11-2013)

Comentário sobre o movimento Pussy Riot, na Rússia, e sobre Comunicação e Democracia, a partir de matéria de opinião publicada no jornal O Globo. Dicas de cultura: o documentário “Pussy Riot: a punk prayer”, e o novo álbum de Paul McCartney, “New”. Na vitrola: Billie Holiday e Peaches. Apresentação: Marcondes Neto
Clique para ouvir

PROGRAMA 100 (14-11-2013)

Nesta Edição Especial , Marcondes Neto e Alberto Kaplan conversam sobre a entrevista de Luiz Costa Lima a O Globo,consumo Cultural no Rio e a crise da Empresa Brasileira de Comunicação.Na Vitrola : AC/DC
Clique para ouvir

PROGRAMA 99 (07-11-2013)

Um debate sobre a questão das biografias – autorizadas ou não? – tema candente na pauta jornalística atual. Alberto Kaplan, em seu quadro “Acentos Visuais”, trata da polêmica em torno do “Nu Masculino”, recém-exposto no Museu D’Orsay. Na vitrola: Cesar Cui e Electric Light Orchestra. Apresentação: Marcondes Neto
Clique para ouvir

PROGRAMA 98 (24-10-2013)

Uma discussão sobre o Vale-Cultura – recém-aprovado decreto de incentivo ao “consumo” cultural – com o curador Alberto Kaplan, e uma crítica à recente “canetada”, no MinC, aprovando o aporte de verbas públicas à divulgação internacional de “griffes” brasileiras. Na Audição: Oasis.
Clique para ouvir

PROGRAMA 97 (19-09-2013)

Um papo com Viviane Maia, relações-públicas formada pela UERJ, tratando da área de “Estudos de Mídia” – nova graduação em que está engajada, na UFF. Alberto Kaplan repercute o encontro internacional de museus (ICOM), havido no Rio de Janeiro. Na vitrola: Leoni, Zélia Duncan, Rita Lee.
Clique para ouvir

PROGRAMA 96 (29-08-2013)

Entrevista especial com Alberto Kaplan tratando dos cada vez mais freqüentes leilões de arte, inclusive virtuais, e a evolução do mercado. A Art-Rio, por exemplo, evento de galeristas, um sucesso de público e crítica, veio para ficar – já está em seu terceiro ano. Na “vitrola”: Kiss.
Clique para ouvir

PROGRAMA 95 (22-08-2013)

Uma repercussão de matérias publicadas na imprensa: Sérgio Bianchi, cujo último filme, “Revolta e Escárnio”, feito há um ano atrás, antevê o momento político atual brasileiro, em meio a manifestações populares; e, no “Acentos Visuais”, o acervo de arte sacra de Angela Gutierrez.
Clique para ouvir

PROGRAMA 94 (15-08-2013)

Entrevista com o jornalista, publicitário, e professor Marco de Cardoso. A conversa fluiu sobre televisão digital – sua especialidade – e o futuro do veículo. Foi debatida também “a perda do bonde da tecnologia” pelas escolas de Comunicação. Na “vitrola”: Legião Urbana e Kraftwerk.
Clique para ouvir

PROGRAMA 93 (01-08-2013)

"O que museu tem a ver com educação?" Marcondes Neto comenta a pergunta do ministro Mercadante e a resposta do administrador cultural Leonel Kaz Na vitrola: Lobão e Ultraje a Rigor
Clique para ouvir

PROGRAMA 92 (18-07-2013)

Matéria sobre direitos autorais e marco civil da internet – em tempos de vazamentos de informações e invasão de dados privativos na rede por órgãos de segurança estadunidense. No quadro Acentos Visuais, Alberto Kaplan comenta exposições havidas no Rio de Janeiro. Audição: Tom Petty.
Clique para ouvir

PROGRAMA 91 (08-07-2013)

Continuação da entrevista com o Publicitário Fábio Fonseca. Desta vez ele fala sobre a economia criativa um conceito originado na Grã-Bretanha que abarca atividades de invenção cultural. como design e videogames. Na vitrola Céu.
Clique para ouvir

PROGRAMA 90 (27-06-2013)

O publicitário e produtor cultural, Fábio Fonseca fala sobre marketing de serviços aplicados à produção artística e ao patrocínio.
Clique para ouvir

PROGRAMA 89 (13-06-2013)

Entrevista com o músico, produtor e engenheiro de som Mario Machado, sobre o impacto da internet no setor.
Clique para ouvir

PROGRAMA 88 (23-05-2013)

No programa, os dez anos do ETCO, Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, Oscip fundada em 2003, que promove o “fair business” e o “lobby” regulamentado; práticas que são sinônimo de um país mais desenvolvido em termos de negócios. Na “vitrola”: Sonny Rollins e Jamie Cullum.
Clique para ouvir

PROGRAMA 87 (16-05-2013)

Entrevista com Nicolau Maranini, Marcelo Ficher e Boanerges Lopes sobre comunicação
Clique para ouvir

PROGRAMA 86 (09-05-2013)

Uma conversa com Joana Chasse, jornalista, produtora e apresentadora na Rádio UERJ. Um papo sobre assessoria de comunicação e a presença da UERJ na mídia. Audição: Rolling Stones.
Clique para ouvir

PROGRAMA 85 (29-04-2013)

Programa Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 84 (18-04-2013)

Programa Marketing e Cultura
Clique para ouvir

PROGRAMA 83 (11-04-0201)

Marcelo Ficher, RP pela UERJ e professor, fala sobre a necessidade urgente de estabelecimento de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil. Audição: Green Day e Linkin Park
Clique para ouvir

PROGRAMA 82 (01-04-2013)

Entrevista com Marcelo Ficher, relações-públicas pela UERJ e especialista em comunicação empresarial, tratando do seu Observatório da Comunicação Institucional. Audição: Cazuza.
Clique para ouvir

PROGRAMA 81 (29-03-2013)

Repercussão do noticiário pertinente aos nossos temas, na semana: - do CONAR, sobre a participação de crianças na propaganda de TV; e, das ARTES GRÁFICAS, a história da fonte “Times New Roman”. Audição: Dave Grusin e Igor Stravinsky. Mais: o quadro “Acentos Visuais”, Alberto Kaplan.
Clique para ouvir

PROGRAMA 80 (11-03-2012)

Uma entrevista especial com a especialista em Marketing Denise Rugani Töpke, também mestre em Comunicação pela UERJ e professora na área de Marketing, a qual conta sua trajetória e experiência de coordenação de cursos de graduação. Na “vitrola”: Aerosmith, Os Titãs e Legião Urbana.
Clique para ouvir

PROGRAMA 79 (04-03-2013)

A explosão dos cursos de Museologia no Brasil. De dois pioneiros, no Rio de Janeiro e na Bahia, para os quatorze em todas as regiões do país, nos dias atuais. No quadro “Acentos Visuais”, Alberto Kaplan lembra a galerista Anna Maria Niemeyer. Na vitrola: Egberto Gismonti e Renaissance.
Clique para ouvir

PROGRAMA 78 (25-02-2013)

Repercussão de matérias sobre Cinema e Economia da Cultura. Cada 1 real investido em cinema gera outros 2 de renda para o município do Rio – um ramo de raro potencial de retorno. E a questão do preço fixo para o livro. Acentos Visuais fala sobre Adir Botelho. Audição: Chico Buarque
Clique para ouvir

PROGRAMA 77 (18-03-2013)

Entrevista especial com Alberto Kaplan sobre a fusão possível entre Ciência e Arte. O artista e curador propõe que o quotidiano das pessoas – para além dos objetos comuns, como o urinol de Marcel Duchamp – seja considerado Arte. Na “vitrola”: Rick Wakeman, e Electric Light Orchestra.
Clique para ouvir

PROGRAMA 76 (04-02-2013)

Segunda parte da entrevista com Sergio Luis, especialista em Tecnologia da Informação e Internet, sobre uso comercial da web, das redes sociais e das chamada “nova mídia”. Na “vitrola”: Love Song, com Diane Schuur, e a gravação histórica de Tom Jobim e Elis Regina para Águas de Março.
Clique para ouvir

PROGRAMA 75 (28-01-2013)

A primeira parte da entrevista especial com Sergio Luis, especialista em Tecnologia da Informação e Internet, tratando dos temas relacionados à indústria da música e o estado atual da web. Na “vitrola”: “The biggest part of me”, com Ambrosia, e “One of these nights”, com o grupo Eagles.
Clique para ouvir

PROGRAMA 74 (21-01-2013)

Programa especial em homenagem a Decio Pignatari – ícone da poesia concreta brasileira. No quadro “Acentos Visuais”, Alberto Kaplan trata da pintura do período romântico e da “escola de paisagem” inglesa. E na “vitrola”: três momentos de Sergio Dias Baptista, “o” eterno mutante.
Clique para ouvir

PROGRAMA 73 (14-01-2013)

A segunda parte da entrevista com o mestrando Edivaldo Fernandes. O tema do “Contabilista como um gerente” e um método interessante: o acompanhamento de temas na mídia, o chamado “clipping” – uma técnica muito utilizada em trabalhos acadêmicos. Na “vitrola”: Don McLean e Jim Croce.
Clique para ouvir

PROGRAMA 72 (00-00-0000)

Nesta edição, uma entrevista com Edivaldo Fernandes, mestrando da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, tratando de seu tema de pesquisa; “Gestão de Relacionamento com Clientes na Pequena e Média Empresa do Campo da Contabilidade”. Na vitrola: Guilherme Arantes e Beatles.
Clique para ouvir

PROGRAMA 71 (17-12-2012)

Comentários de Alberto Kaplan, artista visual e curador, sobre o livro “Arte e Cultura”, de Clement Greenberg, um dos maiores críticos de arte do século XX. Capítulos: Monet e o impressionismo, O abstrato, A colagem, Kandinsky e John Marin. Na vitrola: Rimsky-Korsakov e Raul Seixas.
Clique para ouvir

PROGRAMA 70 (10-12-2012)

Segunda e última parte da entrevista especial com o compositor e maestro Andersen Viana, neste programa tratando de trilhas para o cinema e sobre o impacto da internet na música. Na “vitrola”: Elliott Carter, Ennio Morricone e Andersen Viana (em duo com o pianista Eduardo Hazan).
Clique para ouvir

PROGRAMA 69 (03-12-2012)

Primeira parte de uma entrevista muito especial com o compositor e maestro Andersen Viana, tratando de música de concerto e de aspectos da produção artística em geral. Na “vitrola”: Villa-Lobos, com Prelúdio número 4, das Bachianas, e o próprio Andersen Viana: Ameritango e Amazônia.
Clique para ouvir

PROGRAMA 68 (30-11-2012)

Repercussão do noticiário: “marcas cariocas” e “país executa 1/5 das obras de saneamento previstas para o ano de 2012”. No quadro “Acentos Visuais”, Alberto Kaplan comenta o projeto da “Bolsa Artista”, que “surge do nada” na pauta do Congresso. Na “vitrola”: Villa-Lobos e Kraftwerk.
Clique para ouvir

PROGRAMA 67 (12-11-2012)

Nesta edição, a repercussão dos assuntos do momento: “Adorno, o filósofo contra o capital”, matéria recente da revista Cult. Na volta do “Planeta Marketing”: rock’n’roll nos negócios – proposta do consultor Adam Lawrence. Na “vitrola”: o som de Walter Franco, Triumvirat e Passport.
Clique para ouvir

PROGRAMA 66 (05-11-2012)

Um diálogo diferente com nosso produtor e apresentador do quadro Acentos Visuais, Alberto Kaplan. O centro do Rio de Janeiro e o “flâneur” – aquele cidadão que vaga, ao mesmo tempo despreocupado e atento, vendo na paisagem da cidade aquilo que ninguém mais nota. Na “vitrola”: Mutantes.
Clique para ouvir

PROGRAMA 65 (29-10-2012)

Entrevista com a publicitária Lucila Komolibus sobre o impacto das redes sociais na propaganda. Como a internet afeta a maneira das empresas se relacionarem com seus públicos? O quadro Acentos Visuais repercute matéria sobre a Gioconda, de Leonardo da Vinci. Na ‘vitrola’: Cold Play.
Clique para ouvir

PROGRAMA 64 (22-10-2012)

Repercussão de matéria publicada pela imprensa sobre a questão da ciência como algo mutante e não absoluto. No quadro Acentos Visuais, Alberto Kaplan traz a mostra Além de Pompéia, em cartaz até 18 de novembro no Teatro Odylo Costa, filho.
Clique para ouvir

PROGRAMA 63 (08-10-2012)

Especial que repercute duas matérias recentes: o crescimento do mercado editorial brasileiro e a crise de credibilidade da Wikipédia, envolvida em censura no Brasil, e “compra de relevância”, com posts e clicagem falsos, na Inglaterra. Na “vitrola”: Chico Science e Bad Company.
Clique para ouvir

PROGRAMA 62 (01-10-2012)

Programa especial de entrevista com Andrea Duque, doutora em Ciência da Informação e professora do mestrado da FAF/UERJ. Tema: o plágio na academia – perigos e formas de combate. Na “vitrola”: Carole King, James Taylor e Carly Simon.
Clique para ouvir

PROGRAMA 61 (24-09-2012)

Programa dedicado aos temas “Economia Verde” e “Desenvolvimento Sustentável”. Será que há clareza e consenso sobre esses conceitos? No quadro “Acentos Visuais” especial, Alberto Kaplan comenta as exposições mais importantes da temporada. Na “vitrola”: Queen e Sérgio Sampaio.
Clique para ouvir

PROGRAMA 60 (17-09-2012)

Entrevista especial com Nehemias Gueiros Jr., advogado especialista em Direito Autoral e Propriedade Intelectual. Além desses temas, o novo empreendimento do entrevistado no “The Amazon Channel”, primeiro canal global de TV genuinamente verde. Na “vitrola”: U2 e Tavynho Bonfá.
Clique para ouvir

PROGRAMA 59 (10-09-2012)

Programa especial sobre arte e panorama cultural carioca. Art Rio, Bienal de São Paulo, MAM/RJ são comentados no quadro “Acentos Visuais”, apresentado por Alberto Kaplan - professor, artista plástico e curador. Mais: dicas de cultura. E, na “vitrola”, Guilherme Arantes e Chopin.
Clique para ouvir

PROGRAMA 58 (03-09-2012)

Uma análise da enésima “crise” do Ministério da Cultura a partir da repercussão – na imprensa – de uma carta com críticas da titular da Pasta enviada ao Ministério do Planejamento e que “vazou” para a mídia. Na “vitrola”: três músicas do álbum “Spartacus”, do grupo alemão “Triumvirat”.
Clique para ouvir

PROGRAMA 57 (27-08-2012)

Entrevista especial com Alberto Kaplan, artista plástico, curador e professor. Tema: o mercado de arte no Brasil e o direito de sequência na comercialização de obras - repercussão do noticiário. Na ‘vitrola’: Rolling Stones, Guilherme Arantes e Elis Regina.
Clique para ouvir

PROGRAMA 56 (13-08-2012)

Especial de entrevista com Erika Venturini, profissional de relações-públicas que teve sua própria agência de comunicação, hoje é consultora de marketing e vai apresentar o quadro Giro On Line aqui, no Marketing & Cultura. E na vitrola: Tim Maia, Lobão e Spin Doctors.
Clique para ouvir

PROGRAMA 55 (12-07-2012)

Programa Especial produzido a partir de material inédito escolhido entre os melhores trabalhos do ano de 2011 na disciplina "Produção de Rádio" da Facudade Salesiana de Macaé, sob a regência do Professor Manoel Marcondes Neto. Tema: O Cinema de Documentário. Apresentação de Lívia Carvalho.
Clique para ouvir

PROGRAMA 54 (30-05-2012)

Programa especial produzido a partir de material inédito escolhido entre os melhores trabalhos do ano de 2011 na disciplina ‘Produção de Rádio’ da Faculdade Salesiana de Macaé, sob a regência do Prof. Manoel Marcondes Neto. Tema: o compositor Cartola. Apresentação: Glauro Franco.
Clique para ouvir

PROGRAMA 53 (20-04-2012)

Segunda parte da entrevista com Mila Schiavo que fala da sua pesquisa de pós-graduação em administração, na Puc-Rio, sobre a interação Tv-internet em 2020, e um pouco de sua atividade na música. Na Vitrola : Barão Vermelho, Roupa Nova e Genesis .
Clique para ouvir

PROGRAMA 52 (09-04-2012)

Primeira parte da entrevista com Mila Schiavo sobre sua pesquisa de pós-graduação em administração, na Puc-Rio, quando conduziu um estudo delphos (de tendências) para antever o panorama da interação Tv-internet em 2020. E na Vitrola : Leny Andrade
Clique para ouvir

PROGRAMA 51 (02-04-2012)

A segunda parte da entrevista com o Publicitário e Professor na FACHA, Álvaro Magalhães, sobre os conteúdos e informações da Internet. Audição: Pink Floid e Jorge Ben Jor .
Clique para ouvir

PROGRAMA 50 (13-02-2012)

A Primeira parte da entrevista com o publicitário e professor da FACHA, Álvaro Magalhães. Ele fala sobre propaganda e informação na Internet. Audição: Raul Seixas e Tim Maia .
Clique para ouvir

PROGRAMA 49 (06-02-2012)

Segunda parte da entrevista com Marco de Cardoso - jornalista, publicitário e criador do curso pioneiro "Mídias Digitais e Interativas", do Senac Rio. Ele fala sobre a Internet e as novidades sobre o Audiovisual. Audição: Alceu Valença.
Clique para ouvir

PROGRAMA 48 (30-01-2012)

A primeira parte da entrevista com Marco de Cardoso,jornalista, publicitário e criador do curso pioneiro "Mídias Digitais e Interativas", do Senac Rio. Dica de leitura: "Meu capítulo na Globo", livro de Joe Wallach. E na "Vitrola": Vangelis.
Clique para ouvir

PROGRAMA 47 (05-12-2011)

Especial sobre arte, repercutindo dossiê da revista Cult sobre o cinema, a música e as artes plásticas. Na “vitrola”: a canção Mais Alguém, com Roberta Sá, e a música-tema do filme Tropa de Elite, com o grupo Tihuana.
Clique para ouvir

PROGRAMA 46 (21-11-2011)

Um especial de clipping com matérias relativas a “crowdfunding” (patrocínio afetivo), verbas para o Ministério da Cultura em 2012 e a ação da ANCINE na defesa do filme publicitário nacional. Na vitrola:Ringo Starr.
Clique para ouvir

PROGRAMA 45 (07-11-2011)

Uma discussão sobre as mudanças no mercado de artes plásticas do Rio de Janeiro. Alberto Kaplan também comenta a pauta no quadro "Acentos Visuais". No "Momento do Artista", Rodrigo de Castro traz João Bosco.
Clique para ouvir

PROGRAMA 44 (24-10-2011)

Um bate-papo descontraído sobre o universo da música com Tavynho Bonfá, compositor, cantor e produtor musical. Na "vitrola": Batuque no Céu, uma das pérolas do artista.
Clique para ouvir

PROGRAMA 43 (10-10-2011)

Mais uma entrevista da série com alunos do Mestrado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Desta vez quem fala é Raphael Lopes, sobre o tema Controle Gerencial. No "Momento do Artista", Byafra.
Clique para ouvir

PROGRAMA 42 (06-10-2011)

A segunda parte da conversa com Lusia Angelete, contadora e consultora da área fiscal-tributária, sobre o tema "Economia da Cultura". No "Momento do Artista", Rodrigo de Castro nos traz Erasmo Carlos. Nas "Dicas de Cultura": Ivan Lins e Milton Nascimento.
Clique para ouvir

PROGRAMA 41 (26-09-2011)

A primeira parte da entrevista com Lusia Angelete, auditora e contadora especializada na área fiscal-tributária, tratando de sua dissertação de mestrado que aborda as instituições culturais brasileiras. Mais: Gisele Braga e o "Planeta Marketing".
Clique para ouvir

PROGRAMA 40 (19-09-2011)

Um breve percurso administrativo sobre organizações. Qual é o melhor formato para organizar-se, societariamente? Em cooperativa? Empresa? Fundação? Associação? No "Momento do Artista", Rodrigo de Castro traz música e informação sobre a cantora Joanna.
Clique para ouvir

PROGRAMA 39 (12-09-2011)

Repercussão de matéria publicada no jornal Valor Econômico sobre patrocínios - ora decrescentes - em Cultura. No quadro "Acentos Visuais", Alberto Kaplan apresenta o modernismo argentino e, no "Planeta Marketing", Gisele Braga trata do reposicionamento de imagem.
Clique para ouvir

PROGRAMA 38 (05-09-2011)

A continuação da discussão sobre Economia da Cultura. O papel do Brasil no mercado das chamadas indústrias criativas e sua repercussão na imprensa. No quadro "Momento do Artista", Rodrigo de Castro nos traz Fábio Júnior.
Clique para ouvir

PROGRAMA 37 (29-08-2011)

Entrevista com Melisa de Paula, mestranda em Ciências Contábeis da UERJ. Tema: Diálogo científico - os artigos publicados são de fato usados na construção do conhecimento? Nas dicas de cultura, Eagles e Tribo de Jah. No Planeta Marketing, Gisele Braga e o "e-commerce".
Clique para ouvir

PROGRAMA 36 (30-06-2011)

A segunda parte da entrevista com a consultora Verônica Vaz, relações-públicas formada pela UERJ. Arte contemporânea é o principal assunto da conversa. No quadro “Momento do Artista”, o olhar de Rodrigo de Castro sobre Luiz Melodia. E na vitrola: Os Mutantes.
Clique para ouvir

PROGRAMA 35 (30-05-2011)

Nesta edição, uma entrevista especial com a ex-aluna da UERJ Verônica Vaz, relações-públicas e consultora empresarial na área de ações promocionais. Gisele Braga apresenta o “Planeta Marketing”. E mais: dicas de cultura. Na vitrola, o destaque vai para o “camaleão” David Bowie.
Clique para ouvir

PROGRAMA 34 (16-05-2011)

No programa mais um pouco de cinema documentário. Desta vez o comentário vai para “Simonal: ninguém sabe o duro que dei” e “Roger e eu”. Nas dicas de cultura, “Chacrinha”, de Nelson Hoineff, e “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore. Na vitrola: John Powell e Ennio Moriconi.
Clique para ouvir

PROGRAMA 33 (09-05-2011)

Programa especial, só de colaboradores do Marketing & Cultura. Rodrigo de Castro, com o"Momento do Artista" focalizando Guilherme Arantes e Gisele Braga estreando no Planeta Marketing, Na vitrola: Paul McCartney.
Clique para ouvir

PROGRAMA 32 (25-04-2011)

No programa, um comentário sobre a nova gestão do MinC, a polêmica dos direitos autorais e a urgência de uma contabilidade da cultura. No "Momento do Artista", Rodrigo de Castro traz Nara Leão. Os "Acentos Visuais" de Alberto Kaplan são dedicados aos museus Castro Maia. Na vitrola: Trace.
Clique para ouvir

PROGRAMA 31 (28-03-2011)

Neste programa, notícias como a nova secretaria de economia criativa do Ministério da Cultura. No “Momento do Artista”, Rodrigo de Castro traz Lulu Santos. No “Planeta Marketing”, Luiza Diz trata da “cauda longa” da economia de nichos de mercado. Na “vitrola”: Emerson, Lake & Palmer.
Clique para ouvir

PROGRAMA 30 (21-03-2011)

Nesta edição, a análise de matérias jornalísticas sobre filantropia e mecenato. Na vitrola: Trace. Alberto Kaplan apresenta os museus da cidade do Rio de Janeiro no quadro “Acentos Visuais”. No “Momento do Artista”, Rodrigo de Castro destaca Os Paralamas do Sucesso.
Clique para ouvir

PROGRAMA 29 (14-03-2011)

Neste programa, mais um especial de entrevista, nossa convidada é Andrea Phebo, falando de seu trabalho de design e de consultoria na área de comunicação interna. Participação de Alberto Kaplan, produtor e apresentador do quadro “Acentos Visuais”. “Na vitrola”: Lenine e Tom Jobim.
Clique para ouvir

PROGRAMA 28 (21-02-2011)

Este programa é o terceiro de uma série de entrevistas sobre gestão, bate papo com Helmut de Paula, mestrando em Ciências Contábeis da FAF/UERJ, que fala sobre sua pesquisa. Na vitrola: Beto Guedes e Engenheiros do Havaí.
Clique para ouvir

PROGRAMA 27 (17-01-2011)

O programa dá continuação a série de entrevistas sobre o tema “gestão”; hoje com Mariza Freitas, mestranda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da UERJ. Nas dicas de cultura, o filme "Invasões Bárbaras" e o livro "Fernão Capelo Gaivota". E na vitrola: Ney Matogrosso e Simon & Garfunkel.
Clique para ouvir

PROGRAMA 26 (13-12-2010)

Nesta última edição de 2010 o programa trata de gestão com uma entrevista à administradora Patrycia Scavello, mestranda da FAF/UERJ. O tema: análise do processo decisório aplicado à Contabilidade - Heurística e Teoria dos Prospectos. Na vitrola: Chico Buarque, Skank e John Lennon.
Clique para ouvir

PROGRAMA 25 (06-12-2010)

No programa, a estreia de um novo quadro; “Acentos Visuais”, apresentado pelo artista, professor e curador Alberto Kaplan. No “Momento do Artista”, Rodrigo de Castro apresenta Benito di Paula. Na vitrola: Paul McCartney. Dica de cultura: “Wall Street: money never sleeps”.
Clique para ouvir

PROGRAMA 24 (22-11-2010)

Nesta edição, um pouco mais sobre o tema “Brasil na rota dos grandes nomes da música mundial". Na vitrola: Sir Paul McCartney, que "estreou" solo no país em 1990, Chicago (aqui em 2010) e Rush (idem). No quadro "Momento do Artista", Elis Regina cantando "O bêbado e a equilibrista".
Clique para ouvir

PROGRAMA 23 (08-11-2010)

No programa, a entrada definitiva do Brasil na rota dos grandes artistas e grupos internacionais. No Momento do Artista: Tim Maia. Na vitrola: James Taylor, Yes e Frank Sinatra, para lembrar a primeira vinda do astro ao paÃs, em 1980, pelas mãos de Roberto Medina, criador do Rock in Rio.
Clique para ouvir

PROGRAMA 22 (18-10-2010)

Nesta edição, a continuação do papo com Rodrigo de Castro, idealizador do quadro “Momento do Artista”, tratando de sua pesquisa sobre rádio & internet. No “Planeta Marketing”, Luiza Diz trata do tema Estratégia de marketing voltada para o cliente. Na vitrola: Madonna e Gilberto Gil.
Clique para ouvir

PROGRAMA 21 (04-10-2010)

Entrevista com o jornalista Rodrigo de Castro, especialista em Mídias Digitais e Interativas com o trabalho "Breve Histórico do Rádio no Brasil e sua migração para o ambiente digital". Audição: Jim Bowen Pickers "Freedom of Expression".
Clique para ouvir

PROGRAMA 20 (27-09-2010)

Uma conversa esclarecedora sobre arte contemporânea e mercado com Alberto Kaplan, artista plástico e curador que vai apresentar, em 2011, um quadro específico sobre artes visuais no Marketing & Cultura. Na vitrola: composições de Ary Barroso e Zeca Pagodinho.
Clique para ouvir

PROGRAMA 19 (13-09-2010)

Entrevista com Alberto Kaplan, professor e artista visitante na UERJ. Temas: arte contemporânea - aspectos criativos e mercadológicos, cultura na UERJ e ensino de artes. No Planeta Marketing, Luiza Diz trata de fundamentos do marketing. Na “vitrola”: Tchaikovsky e Chico Buarque.
Clique para ouvir

PROGRAMA 18 (23-08-2010)

Edição dedicada ao tema Educação, com comentários sobre o pensamento do consultor inglês Ken Robinson e do sociólogo italiano Domenico De Masi. O quadro "Momento do Artista", com Kid Abelha, e a reestreia do quadro "Planeta Marketing". Audição: Gentle Giant e Alice Cooper.
Clique para ouvir

PROGRAMA 17 (16-08-2010)

O tema da vez é a internet. Rodrigo Castro estreia o quadro Momento do Artista, que a cada semana citará um artista brasileiro. Nesta: Chico Buarque. Informações sobre carreira, mercado e, claro, música. Audiçao: Jean Luc Ponty, Jean Michel Jarre, Automat.
Clique para ouvir

PROGRAMA 16 (02-08-2010)

Parte final do papo com o jornalista e professor Nelson Seckler, para além da música: fotografia, letras, capas de disco e outros prazeres para fruir. Download. O ‘shuffle’, que muda a ‘experience’ do tempo dos álbuns de vinil. Audição: Pink Floyd, AC/DC, Caetano Veloso e Gentle Giant.
Clique para ouvir

PROGRAMA 15 (15-07-2010)

Uma entrevista especial com o jornalista e professor Nelson Seckler, falando sobre rock e sobre a mudan�a de hábitos de "consumo" de m�sica. E na vitrola: Rolling Stones, com "She�s so cold"; The Beatles, com "I feel fine" e Jethro Tull, com "Songs from the wood".
Clique para ouvir

PROGRAMA 14 (01-07-2010)

Temas de hoje: história da ciência, filosofia e a relação entre as ciências “duras” e as ciências humanas, que tratam da cultura. O convidado especial é o professor Gastão Galvão, falando sobre Charles Darwin. Destaques, na audição: Beethoven e The Beatles, com Michelle e Yesterday.
Clique para ouvir

PROGRAMA 13 (10-06-2010)

Neste programa o tema é o cinema de documentário. E o artista em foco é o ex-Genesis Peter Gabriel. Nas dicas de cultura, o filme “Cry Freedom” (“Um grito de liberdade”) e os documentários “China Blue” e “Uma verdade inconveniente”. Audições: “Biko”, “Sledgehammer” e “Solsbury Hill”.
Clique para ouvir

PROGRAMA 12 (13-05-2010)

O tema é o Tempo – categoria ao mesmo tempo física e filosófica. Dicas de cultura: Uma breve história do tempo, livro de Stephen Hawking, os filmes “O curioso caso de Benjamin Button” e “De volta para o futuro”. Sobre marketing: conheça o merchandising. Audição: The Traveling Wilburys.
Clique para ouvir

PROGRAMA 11 (29-04-2010)

O impacto da internet na cultura é o tema desta edição. E mais: um pouco sobre ópera-rock, apresentando “Kilroy” do Styx. Dicas de cultura: os livros de Bill Tancer (“Click!”) e Andrew Keen (“O culto do amador”). Destaques: o som do grupo alemão Kraftwerk e da Electric Light Orchestra.
Clique para ouvir

PROGRAMA 10 (15-04-2010)

Em foco, a comunicação e as leis de incentivo � cultura. E mais: not�cias do mundo do show business, como a ação ganha pelo Pink Floyd em cima da gravadora EMI, que queria vender músicas avulsas do grupo pela internet. Destaque: o som do supergrupo Traveling Wilburys.
Clique para ouvir

PROGRAMA 9 (25-03-2010)

Nesta edição os temas centrais são a dança e os musicais. Dica de cultura: a coreógrafa e bailarina Ana Vitória. Comenta-se, também, a produção cinematográfica "All That Jazz", inspirada e dirigida pelo coreógrafo Bob Fosse. Destaques: o som de George Benson e Mutantes.
Clique para ouvir

PROGRAMA 8 (04-03-2010)

No programa, uma viagem por musicais no cinema (The Wall, Tommy e Hair) e uma reflexão sobre a crise da indústria fonográfica. Destaques: mensagem do ouvinte, a proposta de imunidade para a indústria da música e dicas de cultura. As audições: Alan Parsons Project, The Who e Pink Floyd.
Clique para ouvir

PROGRAMA 7 (25-02-2010)

Neste terceiro programa sobre marketing, o programa recebe o professor Luiz Estevam Lopes Gonçalves, mestre em Administração Pública pela FGV, falando sobre a aplicação dos conceitos de marketing à área social e à cultura. Destaques: dicas de cultura, canto gregoriano e bossa nova.
Clique para ouvir

PROGRAMA 6 (11-02-2010)

Neste programa o tema principal volta a ser o marketing, desta vez apresentando uma entrevista com Giovanna Antonini, estudante de Administração da UERJ. Destaques: as nossas dicas de cultura e a música “Festa”, do Premiata Forneria Marconi, grupo italiano de rock progressivo.
Clique para ouvir

PROGRAMA 5 (17-12-2009)

O programa aborda o marketing como processo. Desde a concepção de uma proposta de valor (seja produto, seja serviço) até a sua divulgação, passando pela formação de preço e a distribuição. Destaques: Os Paralamas do Sucesso e Milton Nascimento. Dica de cultura: The Wonders, o filme.
Clique para ouvir

PROGRAMA 4 (10-12-2009)

Este programa especial traz uma homenagem diferente aos Beatles, concentrando-se em suas trajetórias individuais depois de 1970, quando o grupo se desfez. Destaques: “Watching the wheels” (John), “Give my regards to Broad Street” (Paul), “My sweet Lord” (George) e “Photograph” (Ringo).
Clique para ouvir

PROGRAMA 3 (03-12-2009)

O programa entrevista Alberto Kaplan, artista e curador de artes visuais sobre os temas “curadoria”, “preços”, “mercado de arte” e “Arca de Noé”. Destaques: Candido Portinari e Iberê Camargo. Dicas de cultura: museus Chácara do Céu, MAM e Casa do Pontal; filme “Intrigas de Estado”.
Clique para ouvir

PROGRAMA 2 (26-11-2009)

Os festivais que marcaram a música e a cultura brasileiras. As manifestações da juventude em 1968 e um paralelo com Woodstock. Destaques: Caetano Veloso, Bob Dylan, Geraldo Vandré, Milton Nascimento e Roberto Carlos. Mais: dicas de cultura e um comentário sobre produção de cinema.
Clique para ouvir

PROGRAMA 1 (19-11-2009)

O programa de estreia trata de rock, homenageia o gênero e os 40 anos do Festival de Woodstock. Destaques: Bill Haley, Jimi Hendrix, Joe Cocker, The Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin, Gentle Giant, Gilberto Gil e Caetano Veloso. E mais: dicas de cultura e comentário sobre patrocínio.
Clique para ouvir